Chile, início do século XX. José Menéndez, um rico proprietário de terras, contrata três cavaleiros para demarcar o perímetro de sua extensa propriedade e abrir uma rota para o Oceano Atlântico através da vasta Patagônia.
Reviews e Crítica sobre Os Colonos
O drama revisionista de faroeste “The Settlers” (em espanhol, “Los Colonos”) é uma notável estreia na direção de Felipe Gálvez Haberle, que também co-escreveu o roteiro com Antonia Girardi em colaboração com Mariano Llinás. O filme – uma coprodução entre Chile, Argentina, Reino Unido, Taiwan, França, Dinamarca, Suécia e Alemanha, teve sua estreia mundial no 76º Festival de Cinema de Cannes (17 de maio de 2023), onde se tornou a primeira produção chilena a ganhar o prêmio. Prêmio FIPRESCI.
O filme é perifericamente sobre o espanhol José Menéndez (1846-1918). Esse nome pode não significar nada para as pessoas nos EUA, mas ele foi uma figura histórica importante na história da Argentina e do Chile. Ele às vezes era chamado de Rei da Patagônia ( el rey de la Patagonia ). Como rei, ele foi implacável. O Chile é um país longo e estreito. Você pode ver no mapa da Britannica que a Terra do Fogo fica no Chile e na Argentina. Em 1901, na Terra do Fogo, não há muito que impeça este “Rei do Ouro Branco” como o filme o designa.
O filme começa com uma vista do que parecem ser cerrados, na Ilha Grande da Terra do Fogo. Um único guanaco é visto em busca de alimento, mas este único nativo da região será substituído por ovelhas de “ouro branco”, de origem europeia. As ovelhas precisam de cercas e os primeiros homens que vemos trabalhando estão construindo uma cerca que requer tensão de arame. Um deslize resulta na perda de um braço de um homem branco. O capataz, capitão Alexander McLennan (Mark Stanley), ou “O Porco Vermelho”, mata o homem aleijado.
Com as terras cercadas, os guanacos são expulsos dessas terras e os povos indígenas, os Selk’nam , ficam sem sua principal fonte de alimento. Não entendendo o conceito de propriedade dos animais domésticos ou da terra, os famintos começam a matar as ovelhas. McLennan é enviado em missão, para ir para a outra costa, mas no caminho, ele junto com um atirador meio nativo Segundo (Camilo Arancibia) e um mercenário mexicano Bill (o chileno-americano Benjamin Westfall) estarão matando os indígenas que encontrarem. porque Menéndez diz: “Um homem a menos não é problema; os índios são o problema.”
Bill, que supostamente consegue “cheirar índios a quilômetros de distância”, não confia em Segundo. “Você nunca sabe em quem eles vão atirar.”
Depois de assassinar uma família sem provocação, eles ainda fazem uma pausa para que, em uma cena que lembra “Vítimas de Guerra”, McLennan e depois Bill possam estuprar severamente, mas ainda não morta, uma mulher indígena. McLennan insiste que Segundo também faça a sua vez, mas Segundo está em conflito e age por vergonha e misericórdia.
No entanto, este guião não vê McLennan apenas como um explorador dos povos indígenas. Ele também é uma vítima, fingindo ser capitão e até fingindo ser inglês quando era escocês. Se não souber a diferença, terá dificuldade em compreender os níveis de racismo no Reino Unido e noutras partes da Europa e como isso se reflecte nesta saga chilena-argentina. McLennan também é explorado, principalmente quando conhece um homem que o vê como ele é.
O filme é dividido em segmentos como “O Rei do Ouro Branco”, “O Mestiço”, “O Porco Vermelho” e “Os Confins da Terra” e termina sete anos após esta expedição de três homens, como alguns das ações resultantes que Menéndez desencadeou, mas que McLennan realizou, estão sendo investigadas. Segundo, que agora vive isolado com a esposa em Chiloé, é procurado para interrogatório. Há uma referência aqui às baleias que é explicada de alguma forma nos links abaixo.
O genocídio dos povos indígenas no sul do Chile que a história oficial tentou esconder
“The Settlers” revisa a forma como pensamos sobre o termo titular e seria um ótimo complemento para a lista de filmes do Mês da Herança dos Nativos Americanos. Haberle justapõe a beleza da paisagem e dos seus povos originais com o horror e as complexidades do racismo e do genocídio.
Os Colonos Dublado e Legendado - Trailer no youtube. Sinopse, elenco, direção, imagens e muito mais sobre o filme. Se você quer assistir Os Colonos, aqui é uma das opções para quem busca filmes e séries de alta qualidade: até 4K dá certo. O site oferece conteúdo gratuito, mas um número limitado de anúncios é exibido durante a reprodução - lembre-se disso ao assistir.